

O papel de um Mentor é ser um provocador. “Ele vai atravessar a rua, olhar para trás e perguntar a você: Vem? Se eu consegui, você também consegue”.
Portanto, o trabalho do mentor não é mais transmitir informações e nem treinar competências, mas estimular a autonomia, isto é, fazer com que o profissional, "atravesse a rua sozinho".
Investir em mentoria pode ser transformador, tanto para o mentorado quanto para a organização como um todo. A mentoria vai além de ensinar uma nova habilidade, ela é um processo contínuo de desenvolvimento pessoal e profissional, com impactos significativos. Aqui estão alguns motivos pelos quais a mentoria é uma ferramenta tão valiosa:

1. Acelera o crescimento profissional: O mentor ajuda a guiar o mentorado em sua trajetória, ajudando o a evitar erros comuns e oferecendo conselhos práticos para navegar no caminho do crescimento. Isso acelera o desenvolvimento da carreira, promovendo avanços mais rápidos e conscientes.

2. Fortalece o autoconhecimento e as habilidades interpessoais: Com a mentoria, o mentorado é incentivado a refletir sobre suas próprias habilidades, comportamentos e aspirações. O processo também desenvolve soft skills essenciais, como a comunicação, escuta ativa e resiliência, que são fundamentais para o sucesso em qualquer área.

3. Estimula e inova a criatividade: A troca de ideias como mentor que tem experiência e uma visão mais ampla, incentiva o mentorado a pensar “fora da caixa” e adotar novas perspectivas. Isso estimula a inovação e a criatividade, ajudando o mentorado a encontrar soluções originais para desafios complexos.